sábado, 19 de dezembro de 2009

Vampiros

Vampiros- Elegantes e sedutores

                                  
       Sempre amei vampiros, mas agora é muita modinha, e isto me irrita um pouco, desde pequena tive admiração por eles, sua aparência, seu charme, a lenda.Soube da existência deles com 5 anos (hahaha, podem rir) porque peguei um livro infantil, onde o personagem principal era um vampiro.O conde Vladimir (Drácula se preferir).Então vou postar aqui a real lenda dos vampiros.Desde o principio.

Lendas de vampiros existem a muito tempo.Os rumores da existência de tal "espécie" surgiram na Grécia a aproximadamente a 125 a.c.Pode-se afirmar que a lenda grega tenha sido o primeiro registro por escrito, porém as origens de muitos mitos se perderam quando a tradição oral prevalecia. Lendas sobre vampiros, no geral, se originaram no oriente e viajaram para o ocidente através da Rota da Seda para o Mediterrâneo. De lá, elas se espalharam por terras eslavas e pelos montes Carpatos. Os eslavos, diga-se de passagem, têm as lendas mais ricas sobre vampiros.Elas estavam originariamente mais associadas aos iranianos e à partir do século VIII(8) é que se espalharam por terras eslavas. Quase na mesma época em que essas histórias começaram a se difundir, iniciou-se o processo de cristianização da região, e as lendas de vampiros sobreviveram como mitos muitas vezes associados ao cristianismo.
                                        

Mais tarde, os ciganos migraram para o oeste pelo norte da Índia, e seus mitos se fundiram com os mitos dos eslavos.Na Ìndia podem-se encontrar muitas lendas de vampiros.

Vampiros eram criaturas temidas, porque matavam pessoas ao mesmo tempo em que se pareciam com elas. A única diferença era que eles não possuíam sombra, nem se refletiam em espelhos. Além disso podiam mudar sua forma para a de um morcego, o que os tornavam difíceis de capturar e bastante perigosos. Durante a luz do dia dormiam em seus caixões, para à noite beber sangue humano, já que os raios eram letais para eles. O método mais comum era, pela meia noite, voar por uma janela na forma de um morcego e morder a vítima no pescoço de forma que seu sangue fosse totalmente sugado.

Diz a lenda que os vampiros não podiam entrar numa casa se não fossem convidados. Mas uma vez que eram, poderiam retornar quando bem entendessem. Os vampiros eslavos não eram perigosos somente porque matavam pessoas, (muitos seres humanos também faziam isso e fazem ainda), mas também porque suas vítimas, depois de morrerem, também se transformavam em vampiros. A característica mais temida dos vampiros era o fato deles serem praticamente imortais. Apenas alguns ritos podiam matar um vampiro como por exemplo: transpassar seu coração com uma estaca, decaptá-lo ou queimar seu sangue.

Na época em que se acreditava muito em vampiros, quando uma pessoa morria de forma misteriosa, deixando duvidas se fora ou não atacada por um vampiro, as pessoas, para evitar que esta determinada pessoa se levantasse e sugasse sangue de mais mortais, colocavam uma estaca atravessando o maxilar e o crânio do falecido.

Esse tipo de vampiro, que descrevi em parágrafos anteriores, é o mais conhecido, por ter sido imortalizado na figura do mais famoso vampiro de todos os tempos, o Conde Drácula, de Bram Stoker.

Voltaire (François-Marie Arouet, frequentemente usou suas obras literarias para fazer críticas a igreja católica, seu pseudônimo é Voltaire) escreveu uma longa entrada sobre vampiros no seu Dicionário Filosófico. Dessa obra faz parte a seguinte definição de vampiro:
"Estes vampiros eram corpos que saem das suas campas de noite para sugar o sangue dos vivos, nos seus pescoços ou estômagos, regressando depois aos seus cemitérios."

O vampiro é um personagem muito comum na literatura de horror e mitológica, existindo tantas versões do seu mito quanto existem usos desse conceito. Alguns pontos em comum são o fato de ele precisar de sangue (principalmente humano) para sobreviver, de não poder sair na luz do Sol, de se transformar em morcego e de poder ser "morto temporariamente" por uma estaca que atravessa seu coração(entre a sétima e a oitava costela, preferencialmente).

Os vampiros mais famosos são o Drácula de Bram Stoker, o Lestat de Lioncourt de Anne Rice e Nosferatu. No Brasil, os mais famosos são, Bento Carneiro o vampiro brasileiro (personificado por Chico Anysio),Zé Vampir (de Mauricio de Sousa), o Bóris Vladescu o vampiro da época medieval (personificado por Tarcísio Meira), o Conde Vlad, personagem da novela Vamp interpretado pelo ator cômico Ney Latorraca.

Os vampiros têm aparições antiqüíssimas na mitologia de muitos países, principalmente dos da Europa, (leste europeu) e os do antigo oriente próximo, na mitologia da Suméria e Mesopotâmia, onde surge como filho de Lilith, sendo confundido com Incubus.

Segundo a lenda, os vampiros podem controlar animais daninhos e noturnos (morcegos, ratos, corujas, aves noturanas..etc), podem desaparecer numa névoa e possuem um poder de sedução muito forte. Formas de combatê-los incluiriam o uso da hóstia consagrada, dos rosários, água benta, alhos, metais consagrados, etc.

Nas primeiras lendas sobre vampiros eles se transformam em cães ou lobos, na Europa não existem morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) e essa associação só passou a existir depois da criação de Drácula. Em muitas das lendas antigas eles se transformavam nas noites de lua cheia, o que permite pensar que a lenda do Lobisomem e a dos vampiros tenham um fundo comum.

Apesar de ter bastante gente que acredita, ainda mais hoje em dia ainda há muitas pessoas falam que alguns desses são invenções e realmente acreditam que eles existem.

Há varios tipos de vampiros, dentre eles:

Obours-Os Obours são vampiros búlgaros e se parecem com vampiros normais mas têm apenas uma narina e a língua longa e pontiaguda. Eles podem ser imobilizados se colocadas rosas em seus sepulcros. Podem ser destruídos se conjurada uma palavra mágica numa garrafa e a mesma atirada numa fogueira.(essa dica pode ser assistida num ótimo filme "The Fearless Vampires Killers)
Baital – vampiros indianos. São metade homem, metade morcego, e têm mais ou menos um metro e meio de altura
Vlokoslav vampiros sérvios.Podem assumir a forma de um cavalo ou de uma ovelha. Comem as suas vítimas e bebem o seu sangue. Podem ser destruídos quando são decepados os dedos dos pés ou com um prego trespassado no pescoço.Apresentam pessoas trajadas de branco. São diurnos e noturnos.
Lamia São exclusivamente fêmeas. São metade humana, metade animal (geralmente uma cobra).São destruídas com armas normais.Elas também comem a carne das suas vítimas e bebem o seu sangue.Assim como os "Vlokoslav"(cruzes que nome difícil hauhauhau -nn)  


Strigoiul –Vampiro romano. São muito parecidos com o vampiro original, mas preferem atacar em bando. Podem ser destruídos se for posto alho na sua boca ou removendo-lhes o coração.
EkiminuSão espíritos malignos assírios, metade vampiro, metade fantasma, causados por um sepultamento impróprio. São destruídos por armas de madeira ou para ritos de exorcismo.(Ekiminu ahuhauhua mais um nome esquisito-qq)
Rakshasa Poderosa vampira e feiticeira indiana. Normalmente aparenta um ser humano com características animais (garras, por exemplo). Podem ser destruídas por fogo extremo, luz solar ou exorcismo.
Baobhan SithÈ uma fada demónio escocesa, que aparece como uma jovem a dançar para um homem até o esgotar, para depois se alimentar dele. É morta por ferro frio.
Asanbasam Vampiros africanos. São vampiros normais só que possuem em vez de pés, cascos(como Satan). Tendem a morder as suas vítimas no polegar.
Ch'Iang Shih-São vampiros chineses e são criados quando um gato pula sobre o corpo de um cadáver. Eles matam com um bafo venenoso para então drenar o sangue. Se encontram uma pilha de arroz, tem que contar os grãos antes de passar. Sua forma imaterial é uma esfera de luz.  
Viesczy- São vampiros russos e têm um ferrão sob a língua e só podem ser destruídos por fogo. Quando incendiado, seu corpo explode e dá origem à centenas de larvas e ratos. Se um deles escapar, o espírito retornará para reclamar vingança.

Andei pesquisando em sites sobre vampiros, e em um eu achei algo sobre um ritual para virar um vampiro, bem, eu não acredito muito que possa funcionar, não mesmo, mas quem se interessar clique:   http://www.templeofmagic.hpg.ig.com.br/rituais/rt11.htm 
             Bom, aqui jaz um pequeno resumo sobre os vampiros. (: Espero que tenham gostado.

                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário