quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Vida e Morte

                                            
Esse tema é um dos mais mistériosos que existem, por motivos [talvez] óbvios. Até hoje, muitas pessoas se perguntam: o que há após a morte, para onde vamos...E dentre outras mais perguntas.Viver é belo, mas é, em parte, um grande sofrimento. Na vida encontramos dor, rancor, sentimentos, amor...Tudo que nos faz sofrer, apesar dela nos apresentar o lado bom diversas vezes: a felicidade, a alegria, a diversão, os amigos...
    Mas e depois que isso tudo acaba?Para onde vamos? Bem, vou explicar segundo o budismo, e segundo a minha visão.Não acredito que tenha inferno e paraíso, mas sim que reencarnamos, como outra pessoa, em outro corpo, em outra vida e em outra realidade.
      A vida é um grande ciclo ligado ao universo, nela nossa mente tem muito poder, e nossa fé mais ainda.Apesar da palavra "fé" estar muito associada a "religião" ela significa, além disso, no que você acredita mais arduamente, do fundo da alma.
     No budismo, acreditamos que há a lei de "causa e efeito", ou seja, se fizermos o mal, colheremos o mal, se fizermos o bem, colheremos o bem, se fizermos muitas ações más ao longo da vida, reencarnaremos em um corpo "péssimo", ou seja, em um rato, numa barata, numa pomba, ou mesmo em uma pessoa, só que azarada, miserável, doente, ou algo assim. E, embora nascendo nas mais terríveis condições, o rato, a barata, a pessoa "azarada", todos tem a potencia de mudar o próprio carma.Tudo o que existe nós podemos mudar, podemos virar a situação.Se sou pobre, sou capaz de mudar.Se sou doente, conseguirei vencer a doença.  Se sou triste, tenho a força de não ser (mesmo que as vezes não nos damos conta disso).Tudo é mutável, mas é preciso acreditar. A mente tem um poder inegável.
    É claro que não é adequado ficar esperando, passivamente, coisas caírem do céu... julgo que olhar vagamente para um canto da sala e mentalizar "eu quero dinheiro, eu quero dinheiro, eu quero saúde..", não irá adiantar. Tens de conquistar isso também, tens de agir! Pensamento, palavra e ação devem se alinhar como fazem as constelações. É a harmonia. 

 

Um comentário:

  1. Eu concordo com todos esses aspectos do budismo. Todos!!
    Adorei a matéria, obrigado por escrevê-la!!

    ResponderExcluir