sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Monstruário

     Há uns dois minutos estava vendo as atualizações do facebook, eis que me deparo com um link compartilhado sobre uma manifestação desastrosa em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Na quinta feira (04/10, ontem) houve um protesto em frente à prefeitura municipal de Porto Alegre, na praça Montevideo. Vários cidadãos protestavam contra as privatizações feitas pela administração do prefeito José Fortunati do PDT. Um dos locais privatizados foi o Largo Glênio Peres, privatização que foi feita a partir de um acordo com a Coca-Cola.
     Os manifestantes, pacificamente, permaneceram no logradouro até à noite, foi quando as coisas se complicaram. Os reivindicantes decidiram se dirigir ao Largo Glênio Pires para protestar contra a privatização propriamente dita, e lá havia um boneco de um Tatu representando o patrocínio da Coca-Cola. Havia (de acordo com o link acima) cerca de 20 guardas municipais e 19 policiais militares a postos, os ativistas se aproximaram e os militares continuaram passivos, somente quando a massa civil que protestava começou a ultrapassar as grades que cercavam o boneco os policiais agiram. E agiram de forma bruta, cruel e injusta. As cenas são horríveis e absurdas.


     Me pergunto, a que ponto chegamos? Sim, exatamente essa pergunta clichê que faço, mas que parece a mais adequada a todo esse show de horrores, a esse espetáculo de carnificina. Quando li a reportagem pensei na palavra esperança, e quão bela ou tola ela soava nesse contexto doentio que o nosso plano político e militar nacional conseguiu atingir, passamos do limite do anormal, a polícia está muito longe de ser a égide da população, essa realidade não pode sequer ser chamada de beligerante, acho que nem essa palavra comporta toda a vilania, a frieza e a brutalidade disso tudo...

*E o curioso é essa versão do G1 engraçada escolha de palavras...

2 comentários:

  1. Como assim, o que que fizeram??? o_o que absurdo!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, :/ não consigo entender como chegou a esse ponto, pelo que li a ação dos policiais passou dos limites, bateram inclusive em gente que não fazia parte da manifestação mas estava por perto (e "aparentasse perigo", mero julgamento baseando-se apenas na aparência)...é um absurdo mesmo..ó, os links da notícia (do sul21) se quiser saber um pouco mais: (:

    http://sul21.com.br/jornal/2012/10/manifestacao-termina-em-batalha-campal-no-centro-de-porto-alegre/

    http://sul21.com.br/jornal/2012/10/autoridades-divergem-sobre-repressao-da-bm-a-manifestacao-em-porto-alegre/

    ResponderExcluir